Localização, Contactos e Horário de Funcionamento

Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal


Quinta da Serralheira, Alto da Guerra--------------Telefone: 265 50 14 78 / 265 50 14 78
2910-819 Setúbal-------------------------------------- Fax: 265 50 15 19
CCI - 5602 ----------------------------------------------E-mail: appacdmset.cse.blog@gmail.com

------------------------------Horário de funcionamento: Das 8.30 às 16.30

Quem Somos



O Centro Sócio-Educativo (CSE) – Escola de Ensino Especial – foi a primeira valência criada, que outrora se chamava Centro de Terapêutica Educacional, rebaptizado de Centro Sócio-Educativo em 1995.
O CSE é uma das dez valências de atendimento da APPACDM Setúbal e intervém com crianças e jovens dos 6 aos 18 anos, em regime de semi-internato, através de técnicas multidisciplinares que visam a estimulação das potencialidades de cada um nas várias áreas de desenvolvimento num processo contínuo e significativo de aprendizagem.
Desde 1996/97 que esta escola aposta na integração e inclusão de crianças na comunidade escolar, através de vários projectos desenvolvidos no espaço escolar e de cooperação com escolas do ensino regular.
O Centro Sócio-Educativo desenvolve vários projectos de parceria com escolas de todos os ciclos do Ensino Básico dos concelhos de Setúbal e Palmela, através dos Planos de Acção e como CRI – Centro de Recursos para a Inclusão.
Para dar uma resposta educativa adequada aos alunos do CSE, o apoio nesta valência tem por base o modelo Multidisciplinar, que assegura apoios técnicos nas seguintes áreas:
- Área Terapêutica: Terapia da Fala, Psicomotricidade, Psicologia, Fisioterapia;
- Área de Intervenção Social;
- Área de Actividade Motora Adaptada: Natação, Futebol, Atletismo, BTT, Basquetebol, Educação Física e Expressão Corporal / Dramática;
- Área Académica.
Os técnicos do C.S.E. realizam trabalho com crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, e respectivas famílias, em situações de:
- Atraso Global do Desenvolvimento associado ou não à deficiência;
- Deficiência Mental;
- Multideficiência;
- Dificuldades de Aprendizagem.
O Centro Sócio-Educativo tem como principais objectivos: promover o desenvolvimento global das crianças e jovens com deficiência mental num processo contínuo de aprendizagem, privilegiando os contextos normalizantes; promover a integração dos alunos na comunidade, estimulando-a a colaborar activamente na criação de respostas efectivas e; contextualizar as intervenções específicas requeridas pelos alunos, procurando construir parcerias que visem optimizar os recursos existentes no meio.

2 comentários: