Localização, Contactos e Horário de Funcionamento

Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal


Quinta da Serralheira, Alto da Guerra--------------Telefone: 265 50 14 78 / 265 50 14 78
2910-819 Setúbal-------------------------------------- Fax: 265 50 15 19
CCI - 5602 ----------------------------------------------E-mail: appacdmset.cse.blog@gmail.com

------------------------------Horário de funcionamento: Das 8.30 às 16.30

Parabéns Rafael!


No dia 25 de Maio, foi dia de Festa, na sala 10.
Fez anos o nosso colega João Rafael.
Nós preparámos-lhe uma surpresa. Enfeitámos a sala com balões e fizemos-lhe uma bonita festa. A mãe mandou para a escola um grande bolo, enfeitado com pintarolas e claro, com as velas com os números um e oito porque o Rafael já fez 18 anos. Também havia sumos e gomas.
Cantámos os Parabéns, partimos e bolo e oferecemos um presente ao aniversariante.
A seguir, foi dançar até à hora de ir para casa.
Foi uma festa muito animada.
Cá ficamos à espera de mais um aniversário porque nós adoramos festas e… bolos!

Os amigos do Rafael
da sala 10

Os Pirilampos visitaram a nossa Quinta


 No passado dia 17 de Maio, o Infantário “Os Pirilampos” visitou a nossa Quinta Pedagógica.
Para nós, já se torna habitual a visita de alunos de outras escolas. É sempre com muito gosto que os recebemos. Adoramos ter por cá pessoas diferentes, que tragam vida e alegria à nossa escola.
Mas este grupo foi especial. E não foi só pelo facto de serem muito pequeninos. Não. O que despertou a atenção de alguns de nós, foi o nome do infantário: Pirilampos.
- Então Pirilampos não são aqueles bonecos que andamos a vender? – perguntaram os mais atentos.
Coincidência?!
Talvez não!
Afinal o Pirilampo Mágico, aquele que tem uma antena na cabeça que brilha no escuro, representa a esperança de tornar mais felizes as crianças e jovens portadores de deficiência que frequentam as instituições. Também aqueles meninos pirilampos representam para nós a luz, a esperança de uma geração diferente, que respeite a nossa diferença mas que também nos dê oportunidade de mostrar que somos capazes.
 

 O nosso muito obrigado a todas as pessoas que participaram na campanha do Pirilampo Mágico.
 O nosso muito obrigado aos meninos pirilampos que reavivaram a nossa esperança no futuro.   
  

Abraços
Alunos do CSE                                               

Quer comprar um Pirilampo?

É com esta frase que nos dirigimos às pessoas para que elas comprem um Pirilampo.
Alguns dos meus colegas até a pronúncia muito bem, mas outros, como eu, nem por isso.
E depois ainda há o problema de ter de olhar de frente para as pessoas. Eu tenho vergonha! Falta-me a coragem! Eu sinto que não vai sair bem. Mas eu também quero ajudar. Ouço uma voz que me diz:
-Vá lá, Gabriel! Pergunta à senhora o que quer. Tu és capaz.
E lá vêm os terríveis gui-gui-guis também para atrapalhar. Mas eu vou ser capaz!.
E quando finalmente consigo iniciar um difícil diálogo com a minha “cliente”, e penso: “Afinal consegui!”, eis que ela me apresenta não uma moeda de dois euros ou até duas de um euro, que eu já sei que vale o mesmo, mas uma mão cheia de moedas amarelas e me pergunta: está certo?
E agora?
Um abraço do vosso amigo
Gabriel

Mais um espectáculo do Grupo "Rodança"



 Na passada sexta-feira, dia 13 de Maio, o Grupo Rodança esteve na Escola Secundária de Santo André, do Barreiro, a apresentar, com a alegria que nos é característica, o espectáculo “Cinderela, a história cantada”. Como já vos demos conta, este Grupo já apresentou a nova peça “Quarto dos Brinquedos”, no entanto, ainda continuamos a receber solicitações por parte de escolas, para apresentação da peça Cinderela, e como temos um gosto especial por esta peça, não poderíamos faltar.
Fizemos duas apresentações, uma de manhã e outra à tarde, e devemos dizer-vos que nos portámos muito bem, com muita responsabilidade, como uns verdadeiros artistas que somos. O público (alunos e professores das turmas de 12º anos) reagiu com muita emoção ao nosso espectáculo e até nos aplaudiu de pé. Foi um dia maravilhoso!  

As visitas não param…










Desta vez, os amigos que nos visitaram eram mais pequeninos.
Foram as crianças do Jardim-de-infância de Setúbal, que aliás já conheciam a nossa Quinta. Eles já cá tinham estado no ano passado. Mas gostaram tanto que quiseram voltar.
E fizeram muito bem porque, este ano, a nossa quinta está mais atractiva. Além dos galináceos, das ovelhas, da pónei Estrelinha, do burro Pavaroti, há novos habitantes: quatro lindos cavalos, um cágado, o Kintas e um coelho, o Tico-Tico.
Além de visitarem todos estes animais, os nossos amiguinhos ainda tiveram oportunidade de ajudar a plantar árvores junto ao picadeiro e de plantar alfaces na horta. É claro que nós também ajudámos a plantar e a regar as alfaces.
Só houve um pequeno contratempo: o dia esteve muito quente e os nossos visitantes chegaram ao fim cansados e com muito calor. Mesmo assim pensamos que ficaram com vontade de voltar.
Prometemos ter mais novidades na próxima vez.
Ficamos à vossa espera!

                   Os vossos amigos do CSE

A Escola dos Arcos veio à nossa Quinta


 Olá!

Nestes últimos dias temos andado muito animados.
E querem saber porquê?
Porque temos tido muitas visitas. Os alunos das escolas da cidade já descobriram que temos uma Quinta Pedagógica e todos querem vir visitá-la.
A Escola EB1 dos Arcos fez questão de vir “ em peso”. Como são muitos alunos, tiveram de ser repartidos por diferentes dias. Assim, no passado dia 5 de Maio, foi a vez dos alunos do 3º ano.
Estes tiveram oportunidade de visitar a nossa horta, os galinheiros, de empacotar chás, de fazer parede escalada, de andar na carroça puxada pelo burro “Pavaroti”, de montar a Estrelinha ( a pónei ), de contactar com os mais recentes habitantes da Quinta, os quatro cavalos, de almoçar ao ar livre  no parque de merendas. Ainda houve tempo para fazer alguns jogos relacionados com o ambiente e convivermos uns com os outros. Até fizemos novos amigos.
No final, os nossos visitantes tiveram uma surpresa: levaram para a escola as nêsperas que tinham apanhado na horta.
A avaliar pelo entusiasmo de todos pensamos que gostaram da visita. Esperamos que os outros alunos desta escola que virão cá nos próximos dias12,19, 26 de Maio e 2 de Junho também gostem.
Nós adorámos tê-los cá!
Voltem sempre!

Fomos apanhar fruta à horta

Na nossa Quinta, nós temos uma horta muito rica e bem cuidada. Ela está assim porque todos colaboram.
Esta semana, foi a nossa vez de ajudar (Sala 9). Com a ajuda das nossas professoras  e da nossa auxiliar fomos apanhar morangos e nêsperas.
As nêsperas são grandes e muito docinhas e os morangos são deliciosos. Nós sabemos que a fruta é boa, porque tivemos oportunidade de a provar.
A Rita também ajudou: fez o controlo da qualidade!

Notícias do Grupo Rodança....

Mais uma vez vimos trazer-vos notícias do Grupo Rodança... Já estão a decorrer os ensaios para a nova peça "O Quarto dos Brinquedos", onde temos personagens trazidas do mundo da fantasia que nos irão encantar novamente...
Esta será uma peça com moldes diferentes do Musical "Cinderela", mas que continuará com o lema "Empresta-me a tua voz, as tuas mão e os teus pés e eu farei maravilhas!" .
A peça já foi apresentada na Festa da Páscoa da nossa escola, e teve um grande sucesso perante o público presente.
Se estiverem interessados em ver os nossos espectáculos, contactem-nos!

O Grupo Rodança







Aula Aberta de Música na Sala 2...

No dia 3 de Maio, no âmbito  do Projecto "A Música é Magia na Sala da Alegria", tivemos a visita do Sr. Jancinto, que faz parte da banda Jazz " Dixie Gang" e que nos veio mostar dois intrumentos musicais, da familia dos intrumentos de sopro (de metal) que são a Tuba  e o Trompete.
O Sr. Jancinto mostrou-nos como fucionam estes istrumentos musicais e como se tocam.
Esta aula de múcica teve ainda a participação  dos alunos do CSE e do CAO3 que estiveram com muita atenção....
Gostámos muito da sua visita e esperamos que nos venha visitar novamente...

Obrigada Sr Jancito!
A Melissa, a Joana e a Lina deram as Boas Vindas ao Sr. jacinto






A Tuba e o Trompete



Com os pés na terra!...

Hoje, foi a nossa vez de estarmos com a Cátia, a estagiária do Curso de Animação Sócio-cultural.
Ela trouxe-nos uma actividade muito engraçada a que deu o nome: “ Com os pés na terra”.
A Cátia começou por nos pintar os pés, o que nos fez rir porque nos fazia cócegas. A seguir, tínhamos de dançar sobre o papel., deixando a marca dos nossos pés.
No final, aproveitámos o facto de termos os pés sujos de tinta e fizemos um lindo cartaz com uma flor, que dedicamos à Cátia, pelo carinho que tem demonstrado para connosco.
Um beijinho para ela!

Dia da mãe



Neste dia tão especial queremos dedicar o nosso espaço deste blog às nossas mães, que são para nós as pessoas mais importantes do mundo.
Para elas…um grande  beijo de agradecimentopelo amor incondicional.

Obrigado:
mãe Dinora, mãe Lurdes, mãe Carmen, mãe Fátima, mãe Lena, mãe Esmeralda,  mãe Cristina, mãe Paula, pai Victor (que  também é mãe) e  todas as “mães” que, embora não o sendo biologicamente, dão amor e carinho a estes filhos que a vida lhes “emprestou”.

Os alunos da sala 10