Localização, Contactos e Horário de Funcionamento

Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal


Quinta da Serralheira, Alto da Guerra--------------Telefone: 265 50 14 78 / 265 50 14 78
2910-819 Setúbal-------------------------------------- Fax: 265 50 15 19
CCI - 5602 ----------------------------------------------E-mail: appacdmset.cse.blog@gmail.com

------------------------------Horário de funcionamento: Das 8.30 às 16.30

Aniversário da Ritinha...



 Parabéns Ritinha…
Estas foram as saudações que a Rita recebeu ao longo do dia de hoje, porque é o dia do seu aniversário.
A Rita hoje completa 18 anos e comemorou na escola, com os seus colegas de sala e com o seu irmão, o Alexandre, o seu aniversário.
Os colegas cantaram os parabéns à aniversariante que apagou as velas do seu bolo. Este tinha uma foto sua vestida de “Romana”, de quando participou nas Marchas da APPACDM, em Junho de 2011.
A Ritinha ficou toda contente com a prenda que os seus amigos lhe ofereceram.
Mais uma vez, Parabéns Rita e que contes muitas mais Primaveras, cheias de saúde, alegria e coisas boas.

Música é Magia na Sala da Alegria


 Olá amigos, nós somos os alunos da sala 2, do Centro Sócio-Educativo, da Quinta da Serralheira e queremos contar-vos uma experiência que fizemos ligada ao projecto da nossa sala “Música é Magia da Sala da Alegria”.
Neste ano lectivo, iniciámos o nosso trabalho ao nível deste projecto: conhecer a música Jazz e quisemos partilhar com todos os amigos do C.S.E. esta nossa vivência. Por isso, no dia 17 de Janeiro, na nossa sala, apresentamos um CD com temas de música jazz e fizemos jogos rítmicos de acompanhamento das músicas. A Lina foi quem fez a explicação com a ajuda das educadoras da sala.
Foi também apresentado um poema, cantado por uma cantora portuguesa de Jazz (Maria João), com título “Esse Seu Olhar”, porque como também explicou muito bem a Lina, os olhos são muito importantes para comunicar na nossa sala.
No fim de ouvirmos a letra do poema e a música, falámos da importância dos nossos olhos, todos olhámos nos olhos uns aos outros, e fizemos um jogo de identificação dos alunos da sala 2 através de fotografias dos olhos.
Para terminar foi feito convite a cada sala do C.S.E. para elaborarem um trabalho na sua sala relativo ao poema e à música apresentados.

Festival de Música de Setúbal



 No dia 1 de Junho de 2012, Dia Mundial da Criança, a nossa escola irá participar num desfile, no âmbito do Festival de Música de Setúbal, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal.
Este desfile contará com a presença de muitos alunos das escolas da nossa cidade, que utilizarão vários instrumentos de percussão, fazendo vários ritmos.
No dia 12 de Janeiro iniciámos, na nossa escola, um atelier de ritmo e percussão, com o professor Fernando Molina, que nos vem ensinar diversos ritmos para serem tocados no dia do desfile.
Gosto muito de aprender os diversos ritmos para o desfile!
No dia do Atelier juntaram-se os alunos do CSE, do CAO3 e do Clube Jovem da APPACDM.
A Cátia, monitora do Clube Jovem, também nos vem dar uma ajuda.


Raquel Silva (Sala 3)

Mais um nascimento na nossa Quinta


Nasceu mais um borrego na nossa Quinta…
Na passada Terça-feira, dia 24 de Janeiro, pelas 9.30, uma das ovelhas da Quinta deu à luz um borrego pequenino. Quando dizemos pequenino é mesmo pequenino, mas muito fofinho.
Como qualquer borreguinho começou logo a mamar na mãe, para ganhar forças.
E como qualquer recém-nascido foi visitado por todos os alunos do Centro, que ficaram muito felizes por haver mais um habitante na Quinta da Serralheira.

Parabéns Didi!


 No dia 24 de Janeiro fez anos o nosso colega Diamantino, mais conhecido por DIDI.
Ele fez 15 anos. Está a ficar um homenzinho.
O Didi é um bom amigo. É um rapaz muito divertido. Ele dá muita alegria à nossa sala. Todos gostamos muito dele.
Por isso, decidimos preparar-lhe uma festa de aniversário.
Decorámos a sala com balões e enchemos a mesa de coisas boas: batatas fritas, rebuçados, chupas …
Pois… vocês devem estar a pensar: mas afinal faltou o bolo com as velas! Enganaram-se! Não faltou! O Didi não teve um bolo de aniversário, teve dois. O pai Vitor mandou um bolo em forma de campo de futebol e a D. Dinora (mãe do Rafael) ofereceu outro com o Ruca ,  todo enfeitado com pintarolas.
O Didi também recebeu alguns presentes: eu ofereci-lhe um desodorizante e a escola ofereceu-lhe um carro. Ele gostou, mas do que ele gostou mais foi da festa.
Os bolos estavam uma delícia e a festa foi animada. Só houve um pequeno problema: o Zé Filipe resolveu rebentar os balões.
Paciência!!!

Exposição de Natal



Para além da Festa da Natal que os nossos colegas já noticiaram neste Blog, também já vem sendo hábito fazermos uma Exposição de Natal.
Todos os anos, as diferentes salas apresentam, no mínimo, um presépio novo para juntar aos dos anos anteriores. Foi desta forma que conseguimos o bonito espólio de presépios (cerca de três dezenas) que expusemos na nossa escola durante a época natalícia. Também cedemos alguns exemplares para exposições exteriores, a título de empréstimo.
Além dos presépios, também as árvores de Natal ecológicas, construídas pelas várias salas, marcaram presença na nossa exposição.
Tanto as árvores de Natal, como os presépios têm como característica principal serem construídos a partir de materiais de desperdício, como por exemplo: cápsulas de café, cd`s danificados, tampas de plástico, rolhas de cortiça, revistas, enfim…tudo aquilo que normalmente as pessoas colocam no lixo e nós, no desenvolvimento dos Projectos ” Eco-Recolha” e “Artesanato Ecológico” e  com a ajuda dos nossos professores/ educadores, transformamos em verdadeiras obras de arte. Também utilizamos elementos que recolhemos da natureza, tais como: folhas secas, troncos, bagas, etc.
Aqui ficam fotografias dos exemplares que a sala 10 apresentou na Exposição de Natal de 2011.


Fomos cantar as Janeiras...







 Na Quinta-feira, dia 5 de Janeiro, de manhã, fomos cantar ao Jornal Setubalense, à Segurança Social e ao I.P.J.  
À tarde fomos cantar ao Centro de Emprego, ao IEFP e ao Jumbo.
        Na sexta-feira de manhã, dia 6 de Janeiro, dia de reis, fomos ao Mercado do Livramento, aos Lares Dra. Paula Borba e Socorros Mútuos, e à Farmácia Sália.
À tarde cantámos no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, pelas ruas da cidade e na Câmara Municipal de Setúbal.
Neste dia fizemos um piquenique num jardim da nossa cidade, e foi muito divertido.
A nossa música era muito gira, e com ela fomos desejando um bom ano e cumprindo a nossa tradição lembrando os nossos avós.
Para além de cantarmos também tocamos vários instrumentos musicais que ajudaram a animar a festa.
Foram dois dias muito divertidos que gostávamos de repetir no próximo ano!

          Reis 2012

São as Janeiras, são as Janeiras
Que aqui vimos cantar
À porta destes senhores
E um Bom Ano desejar

Nós somos da APP
Da Quinta da Serralheira
Vimos dar as Boas – Festas
À nossa cidade inteira

Vimos cantar as Janeiras
Lembrando nossos avós
Trazemos nossa alegria
P´ra oferecer a todos vós

P´ra vós e vossas famílias
Vão as nossas saudações
Deus vos dê muita saúde
Paz aos vossos corações

Já cantámos as Janeiras
Com alegria e devoção
P´ro ano cá voltaremos
P´ra cumprir a tradição


Para todos vocês um Bom Ano
Sala 3

Ser Eco é...


Para celebrar os 15 anos do Programa Eco-Escolas, a ABAE lançou um desafio: ilustrar uma frase começada por “Ser Eco é…”, com um desenho que pudesse ser reproduzido no tamanho de um pacote de açúcar. Os melhores 12 desenhos, a nível nacional, seriam editados em pacotes de açúcar, pela empresa Delta Cafés.
Nós, como gostamos muito de desafios, deitámos mãos à obra e fizemos 8 bonitos trabalhos que enviámos para concurso.
Passado algum tempo, recebemos um telefonema que nos deixou muito felizes: os nossos trabalhos foram classificados entre os 12 melhores.
Isto significa que, brevemente, quando forem beber um cafezinho, poderão adoçá-lo com um pacote de açúcar ilustrado com os nossos desenhos.

Beijinhos doces
Os alunos da sala 10

Festa de Natal 2011: “O Sonho do Pai Natal”


            
            “O Sonho do Pai Natal”… Foi este o tema da nossa Festa de Natal, este ano, aqui no CSE e que aconteceu no passado dia 22 de Dezembro de 2011.
A nossa festa contou com a participação de todos os alunos de todas as salas do Centro.
O grupo “Rodança” também participou com uma pequena dança.
Os professores e os funcionários presentearam os alunos com três músicas de Natal.
Como qualquer boa festa, a nossa terminou com um lanche convívio entre todos.
E como não podia faltar, o Pai Natal também marcou presença e distribuiu prendas a todos os jovens.
A pedido de vários alunos, a festa teve continuação no dia seguinte. Sendo animada pelas Mães e Pais Natal, que com ao alunos cantaram Karaoke e fizerem algumas danças.
Vamos deixar agora, aqui a história que inspirou a nossa Festa de Natal:

“O Sonho do Pai Natal”
O Pai Natal sonhou um sonho tão lindo, tão lindo que não queria acordar. Não queria acordar porque nesse sonho...

... os Humanos encheram-se de boa vontade e fizeram um acordo de Paz, que silenciou todas as armas.
... os carros de combate e outras máquinas de guerra foram entregues às crianças para neles pintarem flores brancas de paz.
... não havia palavrões e outras palavras feias, não havia empurrões, má educação e desentendimentos. Toda a gente se cumprimentava com um sorriso nos lábios.
... todas as crianças tinham tomado um bom pequeno-almoço e iam para a escola onde aprendiam a difícil tarefa de crescer e ser Homem ou Mulher.
... não havia barracas, com água a escorrer pelas paredes e ratos pelo chão, nem gente sem tecto, a dormir ao relento. Todos tinham uma casa, um aconchego, para se protegerem do frio e da noite.
... todas as crianças tinham uma família: uma mãe ou um pai, ou ambos os pais, todas as crianças tinham um colo à sua espera.
... não havia fome: em todas as casas havia comida, havia até algumas guloseimas para dar aos mais pequenos.
... não havia animais abandonados pelos seus donos, deixados ao frio, à fome e à chuva.
Quando despertou, o Pai Natal viu que tudo não tinha passado de um sonho e triste, muito triste pensou:
“ Ainda é preciso que, pelo menos uma vez por ano, se celebre o Natal!”.
E nessa noite começou os preparativos para dar, mais uma vez, um pouco de alegria a todas as crianças do mundo.



Bolo de Marmelo e Noz




No passado dia 21 de Dezembro, os cozinheiros da sala 9 voltaram à cozinha. E desta feita confeccionaram um bolo: Bolo de Marmelo e Noz.
Este bolo foi feito pelos alunos da sala 9, mas foi degustado por todos os utentes do CSE na festa de Natal, que se realizou no dia 22 de Dezembro.
Este ano na nossa festa de Natal, todas as salas confeccionaram um doce diferente, que depois foi partilhado por todos à hora do lanche.
E agora aqui fica a receita do Bolo de Marmelo e Noz, da sala 9:

 Ingredientes:
2 copos de nozes picadas
2 copos de marmelo assado
2 copos de farinha com fermento
2 copos de açúcar
2 colheres de sopa de licor de marmelo
1/2 copo de óleo
7 ovos
2 colheres de chá de canela
1. Assar dois marmelos no forno. Limpá-los de peles e sementes de modo a que fique só a polpa.
2.
Esmagar o marmelo para o bolo com um garfo.
3.
Colocar todos os ingredientes numa taça e envolvê-los muito bem.
4.
Levar ao forno numa forma untada com margarina.

Bom apetite!!!...

Parabéns Mimi...

Parabéns Mimi… São os votos dos teus colegas de sala. E que contes muitas mais Primaveras.
No passado dia 18 de Dezembro, a Mimi fez 16 anos. Mas como calhou num Domingo, os colegas apenas cantaram os parabéns na Segunda-feira, à hora do lanche, na sala.
Embora fora do dia de aniversário, a Mimi também teve direito a bolo com velas, a prenda e a um lanche melhorado.
Escusado será dizer que, a Mimi adorou a festa, que os colegas preparam em segredo.