Localização, Contactos e Horário de Funcionamento

Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal


Quinta da Serralheira, Alto da Guerra--------------Telefone: 265 50 14 78 / 265 50 14 78
2910-819 Setúbal-------------------------------------- Fax: 265 50 15 19
CCI - 5602 ----------------------------------------------E-mail: appacdmset.cse.blog@gmail.com

------------------------------Horário de funcionamento: Das 8.30 às 16.30

Aniversário do Zé Peralta


O nosso amigo Zé Peralta, da Sala 9, do Centro Sócio Educativo, da APPACDM de Setúbal, no passado dia 26 de Abril de 2012 fez anos... Ele completou dezasseis Primaveras.
E como não podia faltar, ele teve direito a bolo de anos e a uma pequena lembrança, por parte dos seus colegas de sala.
Escusado será dizer que, o Zé ficou muito contente com as surpresas dos seus amigos e agradeceu com sinceridade as raquetas de praia que recebeu.
Mais uma vez os colegas e sala desejam ao Zé Peralta: Parabéns e muitas felicidades!!!....

Campanha do Pirilampo Mágico - 2012

A Direção da AAPACDM de Setúbal está muito empenhada em transformar a Campanha do Pirilampo Mágico / 2012, que irá decorrer de 5 a 27 de Maio e 2012, numa iniciativa de grande sucesso, o que depende do modo como entidades, empresas, escolas, jardins de infância, instituições e cidadãos se empenhem na sua dinamização e concretização.
Para que tal aconteça, é necessário o contributo dos pais, dos funcionários, dos associados e de todos os amigos da instituição.
Informamos que se mantêm os preços dos pirilampos (2,00 euros) e pin's (1,00 euro) e que os mesmos podem ser requisitados, através do telefone: 265 541 160 (secretaria dos serviços Centrais - Centro Célia Caleira) e as valências.
Contamos com o envolvimento e apoio de todos e agradecemos o esforço e espirito de solidariedade.

O "Rancho" saiu à rua...






A convite da Associação de Moradores do Lau, o Grupo de Dançares da APPACDM de Setúbal, foi comemorar o 25 de Abril, nas instalações desta colectividade.
Os alunos do Grupo de Dançares e alguns utentes do Clube de Animação Jovem da APPACDM participaram em algumas provas desportivas, organizadas pela Associação, nomeadamente: tiro ao alvo; minigolfe; corrida de sacos; corrida de estafetas e muito mais…
Como bons anfitriões que são, os responsáveis da Associação ofereceram o almoço aos utentes da APPACDM.
Como forma de agradecimento, o Grupo de Dançares, presenteou todos os presentes, na iniciativa dos moradores do Lau, com uma actuação onde mostrou todo o seu trabalho (danças folclóricas).
No final da sua actuação, o “Rancho” convidou algumas pessoas a integrar uma das suas danças. O que revelou ser uma experiência muito divertida.
No final, os utentes da APPACDM ainda tiveram tempo de dar um pezinho de dança.

À Associação de Moradores do Lau o nosso muito obrigado.

A secretária está mais bonita


Há já algum tempo que a D. Manuela, funcionária da secretaria, nos tinha pedido um cartaz para animar o placard daquela secção da nossa escola.
A promessa foi feita, mas demorou algum tempo a ser cumprida porque temos tido muitos afazeres.
Finalmente tivemos algum tempo livre e lançámos mãos à obra. Com a ajuda da Professora Fátima, pintámos este bonito painel que fomos oferecer à D. Manuela.
Vejam como ela ficou contente.
 E nós também porque gostamos de ver a nossa escola bem colorida.

Os alunos da sala 10

O Ovo da Tia Eulália

“Numa pequena cidade havia uma doceira que era conhecida pelas crianças como a Tia Eulália. Todos os anos, para o Domingo de Páscoa, a tia Eulália preparava uma deliciosa receita de ovos de chocolate. Nessa receita a tia Eulália colocava sempre os seus ingredientes especiais… 
Quando chegava a manhã de Páscoa, todas as crianças faziam uma grande fila ao portão da casa da tia Eulália, esperando que ela pendurasse, na grande e bela macieira do seu jardim, os ovos que tinha preparado. Todos comentavam na cidade que aquela receita misteriosa fazia com que as crianças adquirissem um grande talento na prática de um desporto…”
Foi assim, com esta história que teve inicio a festa da Páscoa do CSE, no passado dia 4 de Abril de 2012. Esta actividade contou com apresentações de cada uma das salas da escola, com uma intervenção do grupo “Rodança”, bem como um aula de aeróbica, onde os professores, as estagiárias e alguns auxiliares participaram. Esta iniciativa terminou com um lanche convívio entre todos.
Como este ano, o tema geral da festa da Páscoa era o desporto, cada sala retratou uma actividade física: a sala 2 fez uma corrida de automóveis, com as cadeiras de rodas; as salas 3 e 7 fizeram um jogo de Pólo, onde substituíram os cavalos por trotinetas; a sala 9 foi até à praia praticar surf (com tábuas de engomar) e; a sala 10 realizou uma demonstração de alguns jogos olímpicos (lançamento do peso e do dardo).

Jogos Tradicionais


As estagiárias da Escola D. João II: a Cátia; a Mara; e a Joana, no passado dia 3 de Abril de 2012, durante a parte da tarde, organizaram para os alunos do CSE, um conjunto de actividades muito engraçadas e divertidas: Jogos Tradicionais.
Todos os alunos tiveram oportunidade de participar nos jogos tradicionais. Por exemplo: o Zé Filipe, da sala 10, divertiu-se imenso a fazer o jogo onde tinha que rebentar um balão cheio de farinha; o Bernardo (sala 9) e o Gonçalo (sala 3) gostaram muito de fazer a corrida de sacos; o Artur (sala 9) e o Fábio (sala 7) fizeram muito bem a dança da laranja;…
A professora Fátima e a professora Joana também estavam muito divertidas, quando fizeram uma corrida, com uma colher na boca, onde tinham que equilibrar uma batata.
No final dos jogos, todos tiveram oportunidade de cantar Karaoke e de dar um pezinho de dança.
Obrigado Cátia, Joana e Mara… Até sempre…


Caça ao Ovo



No passado dia 3 de Abril de 2012, durante a parte da manhã, os alunos de todas as salas do CSE realizaram uma caça ao ovo. 

Esta actividade surgiu como forma de comemorar a Páscoa na nossa escola e foi organizada pelas estagiárias, da Escola D. João II: a Cátia; a Mara e; a Joana.
 
Como as condições atmosféricas não foram muito favoráveis, a procura das pistas foi realizada dentro das instalações da Quinta. Para encontrar as pistas, os alunos tiveram que procurar em vários locais: no centro de recursos; na oficina; na secretária; na sala de snoezelen; no Ginásio;…

No final da actividade, cada sala tinha que encontrar os ovos que lhe estavam destinados, no anfiteatro. 

E para grande surpresa dos alunos, cada um dos ovos tinha uma doce lembrança… Que fez a delícia de todos….

Inauguração do Picadeiro


No dia 12 de Abril iniciámos a inauguração do Picadeiro da APPACDM, na Quinta da Serralheira. Houve música, animação e demostração de algumas coisas que aprendemos nas aulas de equitação.
Eu também participei e senti-me muito feliz e emocionada por ver tantas pessoas a aplaudirem os exercícios que ia fazendo.
A assistir à inauguração estavam pessoas importantes da nossa cidade, jornalistas, outros alunos da APPACDM e outros convidados.
Foi muito giro mas estive muito nervosa durante todo o dia com medo que alguma coisa corresse mal... mas não, correu tudo muito bem, toda a gente gostou muito, e eu até fui entrevistada no final e apareci no site da "Setúbal TV".(http://www.setubaltv.com/stv/noticias/1459-inauguracao-picadeiro.html)
Agradeço também ao meu professor de equitação, o Ivo, por me ensinar a andar a cavalo.

Raquel Silva
Sala 3

Jardim "Árvore dos Afectos"


Os alunos das salas 3 e 7 juntaram-se para fazer um jardim, num dos espaços exteriores, mesmo em frente à horta da nossa escola.
A nossa ideia não foi criar um jardim qualquer…mas um "Jardim dos Afectos"!!...
Começámos por procurar paus, pedaços de cortiça e outros objectos que não tinham qualquer utilidade na nossa Quinta. Com os materiais que conseguimos reunir e duas ou três plantas que encontrámos, resolvemos construir um jardim. Com muito carinho, começámos por limpar o espaço e colocar as primeiras plantinhas na terra.
Conversámos sobre o nascimento das árvores e plantas e chegámos à conclusão que afinal são como nós!!...  Elas têm de comer, beber, respirar e mais.. precisam de calor, energia e de serem cuidadas como nós!
Foi mesta altura que resolvemos construir uma árvore com restos de caixotes de madeira... mas também esta árvore não era uma árvore qualquer! Nos troncos e nos galhos escrevemos palavras e mensagens relacionadas com as plantas: cuidar, abraçar, tratar, olhar, ...  Quando fomos ler, chegámos à conclusão que podíamos estar a falar de pessoas... de sentimentos ou melhor ainda: AFECTOS!...
Foi assim que surgiu o nome "Árvore dos Afectos"!... Esta árvore apesar de ser feita de caixotes, pode sempre crescer em altura e em palavras que simbolizam os nossos afectos.
Este espaço convida todas as crianças, jovens e adultos da nossa escola à partilha de pensamentos, sentimentos e plantas.
Todos podem deixar uma mensagem, levar uma planta que se goste ou deixar outra para também cuidarem.
"Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós". Antoine de Saint Exupéry

Novidades do Projecto da Estufa


Cá estamos nós, uma vez mais, para vos trazer novidades do Projecto da Estufa...
 As sementes já começaram a nascer e a crescer e até já passámos algumas alfaces para a nossa horta.
É tão giro vermos o crescimento das plantas que semeamos: os coentros, a salsa, a hortelã, os agriões, os pimentos, o piripiri,... e ainda os poejos.
Todas as semanas temos de regar e de tirar as ervas daninhas, para que as nossas plantas posam crescer saudáveis.
Quando tivermos mais novidades, nós contamos...

O grupo do Projecto da Estufa

A Festa da Páscoa



A Páscoa foi, na nossa escola, mais uma vez, tempo de festa, de partilha, de amizade.
A nossa sala começou cedo os preparativos com a construção de um ovo gigante para o concurso ”O ovo da Páscoa”, ao qual demos o nome de “ Ovipinto”. Ah! Temos de dizer que terminar este ovo foi uma verdadeira aventura, pois sofreu várias ameaças por parte do nosso colega Zé Filipe que adora rebentar balões.
Também decorámos um bonito cesto, que levámos para casa com ovinhos de chocolate, acompanhado de um postal.
Nos dias 3 e 4 de Abril juntámo-nos à festa: participámos na ” Caça ao Ovo”, nos jogos tradicionais, organizados pelas estagiárias, apresentámos um pequeno número sobre os Jogos Olímpicos e aplaudimos a participação das outras salas.
E no final, o já tradicional lanche partilhado, com muitos docinhos.

A blogger da sala 10

 

Tampinhas para o Simão



 No passado dia 4 de Abril, estiveram, na nossa escola, alguns familiares do Simão que vieram buscar as muitas tampinhas que temos recolhido, através do nosso projeto de sala” Eco-Recolha”.
O Simão é um menino com graves lesões cerebrais, provocadas por um AVC que teve ainda antes de nascer. Como os tratamentos e o equipamento de que o pequeno Simão precisa são muito caros, os pais não têm possibilidades de pagar.
 É por isso que toda a família e amigos decidiram fazer esta campanha de recolha de tampas, para arranjarem algum dinheiro que irá proporcionar ao Simão uma melhor qualidade de vida.
Força Simão!
Estes teus novos amigos irão continuar a recolher tampinhas para ti.
                                                                                                                     
Os alunos da sala 10

Adeus Tiago



 Normalmente, marcamos presença neste blog para anunciar um prémio que recebemos, um bonito trabalho que fizemos, um passeio que demos, enfim … um acontecimento alegre que nos deixou a todos muito felizes.
Desta vez queremos partilhar com todos os seguidores deste blog a nossa imensa tristeza.
 A nossa sala deixou de ter 10 alunos. Agora somos apenas 9. O nosso amigo Tiago deixou-nos ,no passado dia 31 de Março.
Agora, só nos resta recordar os momentos divertidos que passámos com ele.
E como ele era feliz sempre que havia uma festa!
Aqui ficam algumas recordações.
ADEUS TIAGO!

    A sala 10